Bonificação: por que oferecer aos funcionários e como?
Um dos melhores métodos de valorização do trabalho da sua equipe, bem como incentivar a produtividade e a entrega de resultados, é por meio da bonificação.
Essa estratégia é fundamental para garantir a motivação do time – até porque, como bem sabemos, uma empresa com cultura organizacional eficaz oferece muito além de apenas o salário para o colaborador.
Além disso, a bonificação não deve ser encarada como um gasto extra que o empregador terá: esse incentivo pago promove elevação da produtividade, retenção dos bons profissionais, e mais uma série de benefícios que também são vantajosos para a empresa!
Hoje em dia, o mercado de RH se depara com uma série de tipos de bonificações, trazendo a dúvida sobre quais as melhores opções para cada empresa.
A MaxxCard, parceira do seu departamento de recursos humanos e gestora de benefícios, preparou um guia completo para ajudar você a escolher o melhor tipo de bonificação para a sua equipe.
Acompanhe a leitura abaixo!
O que é bonificação? (Significado e Definição)
Vamos começar com os conceitos: o que significa bonificação?
Podemos definir esse benefício como uma categoria de recompensas ao trabalhador, sendo oferecida em casos de atingimento de metas e alcance de objetivos previamente estabelecidos pela empresa, independentemente do departamento.
É importante destacar que a bonificação é variável, ou seja, não tem um valor fixo definido, além de não precisar ser, necessariamente, paga com recorrência.
Ainda, a bonificação pode ser paga de maneira individual, ou coletiva, de acordo com a estratégia do departamento de Recursos Humanos da empresa.
Qual a diferença entre bonificação e gratificação? São sinônimos?
Na verdade, não existe uma distinção entre bonificação e gratificação: podemos, sim, encarar os dois termos como sinônimos.
Tanto a bonificação quanto a gratificação e, ainda, a premiação, são todas formas de se referir ao bônus que o funcionário, ou a equipe, recebe pelo seu bom desempenho em determinado período.
Como funciona uma bonificação?
Apesar de ter suas considerações acerca da instituição desse recurso, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), não apresenta exigências acerca do funcionamento da bonificação na empresa, ficando a cargo do empresário determinar a estratégia.
Logo, a equipe de RH deve alinhar de que forma o benefício será pago, qual será o formato, em quais períodos ocorrerá a ação e, claro, informar todo esse cronograma para os funcionários envolvidos.
Quais são os principais tipos de bonificações?
Foto: Shutterstock
Como mencionamos, existe mais de uma forma de fornecer bonificações para seus funcionários, e a estratégia adotada é da empresa.
Confira abaixo quais os principais tipos de bonificação, para começar a analisar a melhor alternativa para oferecer ao seu time:
Bonificação por resultados
Quando o funcionário alcança as metas definidas pela empresa em determinado período, é comum que o RH proporcione uma recompensa, que pode ser financeira, material, entre outras variações.
Esse tipo de premiação serve para valorizar colaboradores que entregam além do que é previsto no dia a dia, ajudando a manter a motivação do time e contribuindo diretamente para os resultados da empresa.
Bonificação por equipe
Essa é uma forma comum de bonificação coletiva, e excelente alternativa para motivar a integração do time, a interação entre os funcionários, e o engajamento em grupo.
Aqui, a ideia é oferecer algum prêmio quando resultados são alcançados coletivamente, valorizando o apoio mútuo entre os colaboradores e o aprendizado cooperativo.
Bonificação por evolução na carreira
Para incentivar a constante profissionalização e manter seus funcionários ativos nos estudos e especializações, uma boa forma é oferecer um incentivo para aqueles que alcançam alguma evolução na carreira.
Pode ser por meio de pagamento de benefícios pela conclusão de um curso, obtenção de certificados na área, ou até mesmo sua evolução na universidade corporativa da empresa.
Bonificação por inovação
Para empresas que trabalham com serviços que dependem da criatividade, as bonificações por inovação são uma boa forma de manter seus colaboradores engajados e alimentando a pesquisa, o compartilhamento de ideias, e a busca por ideias originais.
Sempre que um funcionário traz alguma solução excepcional e criativa, recompensá-lo por isso, além de trazer benefícios para a empresa, incentiva outros colaboradores a se sentirem motivados a fazer o mesmo.
Leia mais: Cartão multibenefícios: saiba o que é, como usar, e várias outras dicas!
A importância da bonificação para funcionários: por que é uma boa estratégia?
Foto: Shutterstock
O maior erro dos empresários é achar que a bonificação é um gasto financeiro, e que vai pesar nos recursos da empresa: é bem longe disso! A bonificação é uma prática que vale muito a pena.
Recompensar seus funcionários acaba sendo imensamente vantajoso e se mostra uma excelente estratégia, oferecendo benefícios como:
- atração e retenção de talentos para o time;
- facilidade nos processos de gestão de pessoas;
- solidificação do vínculo entre a empresa e o colaborador;
- melhora no ambiente de trabalho de na cultura organizacional;
- constante motivação do time, consequentemente atraindo melhores resultados.
Como o RH pode bonificar um funcionário? (Dicas de como montar um bom plano de bonificação na empresa)
Para que a empresa ofereça bonificações de forma estratégica e eficaz, sem pesar no caixa e, ainda, contemplando de maneira assertiva, é preciso elaborar um bom plano de recompensas.
Estruturar de que forma será paga aos colaboradores a bonificação ajuda o trabalho do RH e torna essa prática muito mais organizada.
Confira abaixo algumas dicas de como montar um bom plano de bonificação para a sua empresa e promover esse incentivo:
- determine quais métricas serão utilizadas;
- promova uma boa divulgação das ações de bonificação, informando seus funcionários;
- defina o budget, delimitando o valor a ser gasto com as bonificações e de que forma serão pagas;
- encare a estratégia como um processo contínuo e invista, também, em feedbacks constantes, além de garantir que o pagamento dos benefícios seja feito em dia.
Outros detalhes sobre bonificação salarial
Justamente pelo seu caráter muito abrangente, a bonificação salarial é uma prática muito livre entre as empresas; muitas delas, ainda estão descobrindo os valores desse incentivo.
São diversas as formas que ela pode ser paga, e você pode escolher a que melhor se encaixa na sua empresa:
- dinheiro;
- viagens ou folgas;
- cursos ou treinamentos;
- cestas de alimentos ou vale-presentes.
Ainda, é válido fazer uma pesquisa interna na empresa, ouvindo seus colaboradores sobre de quais formas eles acham que seria interessante serem motivados e valorizados.
Conclusão
E então, ainda ficou alguma dúvida sobre bonificação salarial?
Essa estratégia de RH é uma ótima opção para manter o seu time sempre motivado e contribuindo diretamente para os resultados da sua empresa.
Quer mais dicas e informações? Acesse aqui o blog da MaxxCard e fique sempre atualizado!