entenda o conceito de gestão de pessoas

Gestão de Pessoas: vantagens, como funciona, pilares e dicas!

As empresas que focam na gestão de pessoas conseguem desbloquear o potencial máximo dos colaboradores com maior facilidade, o que resulta em uma série de benefícios tangíveis para a organização.

Neste conteúdo, vamos explicar qual é o papel de um gestor de pessoas e os pilares que sustentam essa área para você implementar de forma eficiente o seu negócio.

Vamos lá?

O que faz a gestão de pessoas?

Essa gestão consiste em um conjunto de práticas que conduz e desenvolve os talentos dentro de uma empresa. 

O objetivo é gerenciar os funcionários de tal forma que as habilidades e competências de cada um sejam potencializadas e aproveitadas ao máximo.

A área abrange todos os seguintes processos:

  • recrutamento e seleção de talentos;
  • treinamento e desenvolvimento de funcionários;
  • avaliação de desempenho;
  • planejamento de carreira;
  • promoção de bem-estar para os funcionários;
  • retenção de talentos;
  • comunicação interna.

Além disso, ela tem um papel central na promoção de uma cultura organizacional positiva, que reforça os valores e práticas desejadas pela empresa.

Alguns exemplos de gestão de pessoas no dia a dia das empresas incluem programas de treinamento e capacitação, desenvolvimento de líderes e implementação de políticas de feedback contínuo.

Qual é o papel do gestor de pessoas?

Basicamente, o gestor de pessoas é a ponte entre a empresa e os funcionários. Isso significa que ele é responsável por alinhar as metas organizacionais com o desenvolvimento e bem-estar entre as partes.

Primeiramente, o gestor de pessoas é encarregado de recrutar e selecionar talentos que se ajustem à cultura e às necessidades da empresa. 

Depois, vem a necessidade de integrá-los, familiarizá-los com os valores organizacionais e garantir que eles possam colaborar eficientemente desde o início.

Além da parte inicial, o gestor é responsável por elaborar planos de carreira e oferecer oportunidades de crescimento para os funcionários, bem como avaliar o desempenho deles ao longo da trajetória na organização.

É fundamental fornecer feedbacks construtivos para os membros da equipe, porque funcionam como ferramentas valiosas para o desenvolvimento contínuo deles.

A questão da comunicação é também parte do escopo de suas funções: comunicar políticas, mudanças e garantir que as informações corretas circulem de forma eficiente.

Por fim, o gestor também deve dar atenção a criação de pacotes de benefícios competitivos e justos para atrair e reter talentos para a empresa.

Leia também: Gestão de benefícios: como funciona e dicas para implementar

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Com base nos exemplos de gestão de pessoas e nas práticas essenciais para a cultura organizacional, os pilares dessa área podem ser identificados como:

1. Integração de novos talentos

Chegar em um lugar completamente novo pode ser desafiador, não é mesmo? Por isso, um dos pilares da gestão é a integração de novos talentos.

Isso vai além do que somente familiarizá-los com as devidas funções.

Na realidade, envolve acolhê-los na cultura da empresa, alinhar as expectativas e proporcionar um senso de pertencimento desde o início. 

Segundo uma pesquisa da empresa Great Place to Work (GPTW), 78,7% das empresas já possuem processos de onboarding bem estruturados, o que demonstra a importância desse pilar na área.

2. Motivação dos colaboradores

gestão de pessoas e motivação de colaboradores

Um dos maiores desafios das empresas atualmente é manter a motivação dos funcionários.

A motivação envolve remunerações, benefícios, reconhecimento do trabalho, possibilidades de crescimento, sensação de contribuição para metas e muito mais.

Uma abordagem personalizada à motivação pode levar em conta os diferentes impulsionadores de cada indivíduo para alcançar a melhor performance possível.

3. Fornecimento de feedbacks e avaliações de desempenho

Outro pilar importante é a comunicação transparente por meio de feedbacks e avaliações de desempenho.

Oferecer isso ajuda os colaboradores a entenderem onde estão se saindo bem e onde podem melhorar.

4. Cuidado com a cultura organizacional

A cultura de uma empresa é o coração da gestão de pessoas. 

Ela influencia como os colaboradores interagem entre si e com a liderança, define as normas de trabalho e molda a identidade da empresa. 

Sendo assim, nutrir uma cultura positiva e inovadora contribui para um ambiente onde os funcionários se sentem motivados e valorizados.

5. Treinamento e desenvolvimento

A área de gestão também tem como pilar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, que é crucial para ter uma equipe competitiva e se destacar no mercado.

No final das contas, programas de treinamento ajudam a aprimorar as habilidades atuais e desenvolver novas competências, que podem ser usadas no dia a dia de trabalho.

RH e Gestão de Pessoas: entenda as diferenças

A principal diferença entre essas áreas está no foco e abordagem de cada uma.

Enquanto o RH tradicionalmente se concentra em questões administrativas e operacionais, como folha de pagamento e conformidade legal, a gestão prioriza o desenvolvimento, engajamento e bem-estar dos colaboradores.

Confira melhor as diferenças entre essas áreas:

RHGestão de Pessoas
foco em tarefas burocráticas e operacionais;foco no desenvolvimento e engajamento dos funcionários;
visão mais funcional;visão mais sistêmica;
prioriza a execução rápida das tarefas;prioriza alcançar resultados significativos e duradouros;
usa métodos convencionais para administração de recursos humanos.usa estratégias inovadoras e abordagens modernas centradas no colaborador.

Afinal, como fazer uma gestão de pessoas eficiente?

como fazer a gestão de pessoas

O primeiro passo para uma gestão eficiente é compreender as demandas e expectativas dos funcionários para alinhar com os objetivos da empresa.

Você pode fazer uma análise e seguir os seguintes passos:

  • determinar processos de recrutamento e seleção estratégicos;
  • criar programas de integração com insights sobre a cultura organizacional;
  • estabelecer as funções, metas e expectativas de desempenho;
  • elaborar um sistema de feedback;
  • oferecer planos de carreira com oportunidades de crescimento;
  • cultura um ambiente de trabalho saudável e que valorize o bem-estar.

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Conclusão

A gestão de pessoas é um dos pilares para as empresas promoverem o desenvolvimento contínuo da própria equipe e se destacarem no mercado.

Quando elas adotam uma abordagem mais centrada nos funcionários, elas conseguem aumentar também a produtividade, inovação e competitividade.

Por isso, investir em práticas eficazes de gestão é uma estratégia inteligente para alcançar resultados consistentes e sustentáveis a longo prazo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para aprender também sobre plano de ação para melhorar o desempenho da sua equipe!

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