Benefícios espontâneos: quais são e como oferecê-los aos funcionários?
Para que as empresas cultivem uma cultura organizacional efetiva, e que garanta aos funcionários verdadeiro comprometimento e paixão pelo seu emprego e pelo que fazem, investir em gratificações é fundamental – e uma delas são os benefícios espontâneos.
Essa categoria de benefícios tem ganhado espaço nos ambientes corporativos, uma vez que faz com que a empresa se destaque em ações que valorizam seus colaboradores, e atraem potenciais talentos para integrar o time.
Mas no que consiste, exatamente, esses benefícios? Como eles se diferem de outros benefícios pagos aos funcionários?
Para que seu RH faça a escolha assertiva, você precisa entender, primeiramente, do que se tratam os benefícios espontâneos – e ninguém melhor que a especialista no assunto, a MaxxCard, para ajudar a sua empresa nessa!
Confira nosso artigo sobre o tema, e acompanhe um guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Boa leitura!
O que são benefícios espontâneos?
Como a própria denominação sugere, os benefícios espontâneos são benefícios pagos pela empresa que, apesar de não fazer parte dos demais benefícios previstos em contratos e pagos ao funcionário, são um bônus oferecido pelo empregador.
Ainda, esses benefícios são pagos de forma voluntária, e seu principal objetivo é conferir maior satisfação à equipe no ambiente de trabalho, engajando e retendo os funcionários.
Leia mais: Cartão multibenefícios: saiba o que é, como usar, e várias outras dicas!
Diferenças entre benefícios legais e espontâneos
Você deve estar se perguntando: mas de que forma esses benefícios se diferem dos demais benefícios já oferecidos pela empresa?
É justamente o caráter de obrigatoriedade que distingue um do outro.
Os benefícios legais são os que compõem o pacote de benefícios da forma tradicional, como conhecemos: são o vale-alimentação ou vale-refeição, vale-transporte, férias, e demais auxílios que o empregador paga para completar a renda do funcionário.
Além disso, os benefícios legais estão previstos em contrato.
Já os espontâneos são aqueles oferecidos pelo empregador de forma aleatória, definidos de acordo com a política da empresa, e com finalidade de promover bem-estar para a equipe.
O que considerar ao montar e implementar um pacote de benefícios espontâneos?
Foto: Unsplash
Fortalecer a confiança do time na sua própria empresa é um dos pilares que hoje lideram o movimento de transformação das relações humanas.
Os empregadores têm percebido a necessidade de fidelizar e manter o seu time engajado, e a concessão de adicionais como esses benefícios têm sido uma boa forma de fazer isso.
Fazer a implementação do sistema de benefícios espontâneos exige muita organização e direcionamento da parte da empresa, com objetivos bem definidos, bem como o que se tem em mente como benefícios a serem pagos.
Empresas como a MaxxCard oferecem uma gestão de benefícios assertiva que pode ajudar a sua empresa com essa implementação: vem descobrir como!
Quais os principais benefícios espontâneos oferecidos pelas empresas brasileiras?
Com o mundo corporativo se atentando para a importância de manter a equipe engajada e presente na produtividade e conquista das empresas, têm aumentando a possibilidade de gratificações que são usadas com essa finalidade.
Confira abaixo alguns exemplos de benefícios espontâneos para oferecer aos colaboradores:
Benefício de saúde
Cuidar da saúde e do bem-estar de seus colaboradores é um investimento que você faz, de forma humanizada, a eles, e ainda colhe os frutos de uma equipe saudável e sempre disposta a desempenhar bem seus papéis na equipe.
Logo, oferecer um plano de saúde, odontológico, convênios com clínicas de psicologia e terapia, além de um possível gympass para frequentar a academia, são boas opções de benefício de saúde.
A MaxxCard conta com o MaxxConvênio: diversas opções para você cuidar da saúde dos seus colaboradores; conheça!
Vale-alimentação e/ou vale-refeição
Benefícios que envolvem alimentação são sempre uma boa pedida e que costumam agradar os funcionários.
Com esse tipo de benefício, você incentiva o time a ter uma alimentação balanceada e equilibrada, além de oferecer autonomia e liberdade para que eles cuidem da saúde e economizem despesas com alimentação com o próprio salário.
Vale-presente
Em forma de dinheiro ou de cartão, o vale-presente é outra forma de benefício que agrada os funcionários e valoriza o time, destacando a importância do trabalho deles na empresa.
Esse benefício pode ter a recorrência que a empresa desejar: pode ser pelo aniversário do colaborador, por conta de uma conquista pessoal, ou até mesmo sazonal para o time todo, por conta de uma data comemorativa e questões afins.
Outros benefícios espontâneos (exemplos)
Foto: Unsplash
Os benefícios que citamos acima são apenas algumas das opções que podem ser oferecidas ao seu time.
Ainda podemos destacar diversas outras possibilidades! São elas:
- vale-cultura;
- vale-creche;
- descontos em lojas;
- opção de home office;
- dias de folga adicionais;
- plano de aposentadoria;
- bolsa de estudos diversas;
- vale-combustível, como o MaxxCombustível;
- entre uma série de outros benefícios!
Para que você implemente essa cultura de forma assertiva, e colha bons resultados, o primeiro passo é ouvir o que o seu time tem a dizer sobre as necessidades e preferências deles.
Afinal de contas, ninguém melhor do que o seu próprio colaborador para dizer de que forma ele poderia melhor aproveitar benefícios pagos pela empresa, certo?
É preciso, ainda, encarar esse pagamento não como uma despesa ou uma obrigação: mas, sim, como um investimento, para ter uma equipe sempre engajada, disposta, e que sinta prazer e orgulho em trabalhar na sua empresa, e vestir a camisa do seu projeto.
Conclusão
E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre o que são benefícios espontâneos, e como realizar essa implementação na sua empresa?
As mudanças nas relações de trabalho vieram para ficar e, principalmente depois da pandemia, colaboradores passaram a elevar seus critérios acerca do que é aceitável para integrar um time
Se a sua empresa deseja ter os melhores profissionais na equipe, precisa investir na valorização e bem-estar dos mesmos; nesse quesito, o pagamento de benefícios é indispensável.
Invista em uma cultura organizacional com pagamento de benefícios espontâneos e seja destaque no seu mercado quando o assunto for retenção de talentos!
Para mais dicas e informações, acesse os conteúdos do blog da MaxxCard.