Como medir e gerir a satisfação no trabalho? (Dicas e informações)
Uma preocupação que deve ser indispensável à gestão da empresa é com relação à satisfação no trabalho, buscando sempre mais qualidade de vida aos colaboradores.
Isso porque um colaborador satisfeito é um colaborador engajado, produtivo, e que contribui imensamente para o crescimento da empresa.
Imagine isso em uma larga escala: todos os seus funcionários satisfeitos e felizes em fazer parte de uma equipe que se preocupa com o bem-estar e promove uma cultura organizacional pautada em atitudes humanizadas e de reconhecimento?
Para ajudar o seu RH a medir e gerir a satisfação no ambiente de trabalho, a equipe MaxxCard trouxe um conteúdo especial!
Confira nosso guia sobre o tema, com as principais dicas e informações para tornar a gestão de satisfação na sua empresa uma pauta necessária.
Acompanhe abaixo e boa leitura!
Qual o conceito de satisfação no trabalho?
Principalmente para empresários que nunca se atentaram para a importância desse tópico na cultura empresarial, as concepções de satisfação no trabalho podem ser algo muito abstrato.
Porém, ela é uma métrica que analisa o nível de felicidade e contentamento do funcionário na empresa, considerando sua opinião acerca do ambiente de trabalho e se as suas necessidades, como colaborador, estão sendo supridas.
A importância da satisfação no trabalho
Como citamos na introdução deste artigo, um dos maiores impactos de uma equipe insatisfeita é a baixa produtividade, que impacta diretamente os resultados da empresa.
Logo, se o seu grupo de funcionários não se sente confortável ou valorizado no ambiente corporativo, isso diminui o engajamento do colaborador e até aumenta a rotatividade – e o empresário sabe da importância de fidelizar seus funcionários da mesma forma como fideliza seus clientes.
Leia também: O que é EVP? Importância e como fazer na sua empresa [Guia]
Benefícios para as empresas
Foto: Pexels
Uma equipe satisfeita impacta o dia a dia na organização de maneira muito positiva, trazendo uma série de benefícios para o empresário.
Funcionários engajados trabalham com mais afinco, o que gera mais produtividade e mais lucro para o empreendimento.
Além disso, como mencionamos, uma equipe satisfeita com a cultura organizacional tende a não sentir a necessidade de procurar por outro emprego, diminuindo a rotatividade e solidifica a lealdade do funcionário com relação ao seu cargo e companhia.
Benefícios para os colaboradores
Na perspectiva do colaborador, uma empresa que se preocupa com a satisfação no trabalho é ter a garantia de trabalhar em um ambiente saudável e que se preocupa com as suas necessidades.
Logo, essa métrica, quando bem aplicada, ajuda a desenvolver uma cultura de mais diálogo, compreensão, valorização e crescimento, beneficiando o funcionário na vida profissional e reflete no seu comprometimento com o cargo.
Leia também: O que é employer branding? Exemplos e as melhores estratégias
Quais são as consequências da satisfação e da insatisfação no trabalho?
Quando uma empresa se preocupa com a opinião de seus funcionários, e que realmente leva a sério uma equipe satisfeita e valorizada, essa prática reflete diretamente nos resultados apresentados pela companhia.
Colaboradores satisfeitos tendem a refletir a leveza do ambiente de trabalho no atendimento ao cliente, na sua relação com as tarefas e demandas, e até na sua responsabilidade com horários.
Além disso, torna a convivência em grupo muito mais feliz e maleável.
Por outro lado, a insatisfação no trabalho pode ser extremamente prejudicial para os negócios de uma empresa.
Quando os funcionários percebem que suas expectativas não estão sendo atendidas e que o ambiente é desafiador em questão de convivência e valorização, eles tendem a não se dedicar inteiramente às tarefas propostas ou, em último caso, pedem demissão.
Leia mais: Cartão multibenefícios: saiba o que é, como usar, e várias outras dicas!
Qual a relação entre clima organizacional e satisfação no trabalho?
Dois termos que têm ganhado espaço nas pautas de RH, o clima organizacional e a satisfação no ambiente empresarial são métodos que andam juntos na missão de promover um dia a dia de trabalho saudável e agradável.
É por meio de boas práticas em ambas as áreas que os colaboradores podem contar com uma gestão preocupada com o bem-estar do time e que realmente valoriza o trabalho feito ali.
Com clima organizacional e satisfação no trabalho de mãos dadas e funcionando em harmonia, a empresa pode contar com um funcionamento operacional que gera muito mais resultados.
Quais são os fatores determinantes da satisfação no ambiente de trabalho?
Existem alguns fatores que influenciam diretamente a satisfação do seu time de funcionários no ambiente de trabalho, e que tendem a ser muito valorizados pelo colaborador em suas primeiras semanas de experiência em uma empresa.
São eles:
- uma boa comunicação;
- liderança ativa e pacífica;
- pagamento de benefícios;
- saudáveis condições de trabalho;
- segurança e sensação de pertencimento;
- cultura voltada para a valorização da equipe;
- um plano de carreira que considera as necessidades individuais de cada colaborador.
Quais são os 3 principais componentes que impactam a qualidade de vida no trabalho?
Quando um colaborador sente que sua saúde, física e mental, está sendo preservada no ambiente de trabalho, quer dizer que o seu nível de satisfação com relação à cultura da empresa está em um bom caminho.
Isso se dá pelo desenvolvimento de 3 pilares básicos: valores, importância e percepção.
Um funcionário valorizado não só se sente motivado, mas também agrega valor à própria empresa.
Além disso, quando uma equipe se sente importante, ela sente orgulho de trabalhar naquele determinado local, o que até contribui para uma melhor imagem da empresa no mercado.
Como medir a satisfação no ambiente de trabalho?
Foto: Pexels
Hoje em dia, com diversos recursos tecnológicos e metodologias aplicadas que trazem bons resultados, não é difícil medir a satisfação no trabalho.
São alguns exemplos:
- fator de absenteísmo;
- Employee Net Promoter Score (eNPS);
- pesquisa de satisfação dos funcionários;
- índice de satisfação do funcionário (ESI);
- implementação de uma caixa de sugestões.
Como promover a satisfação no trabalho e gerar motivação?
Existem diversas formas de oferecer aos seus colaboradores um ambiente de trabalho muito mais agradável, que traga muito mais satisfação para a rotina empresarial.
Uma delas é melhorar o local de trabalho, tornando confortável e acessível a todos, priorizando sempre saúde e bem-estar.
Outra forma de promover satisfação é manter um relacionamento que mostre apreço da liderança pelo colaborador, valorizando conquistas, incentivando bons comportamentos e trabalhando pontos fracos em paralelo.
Ainda, o pagamento de benefícios é uma forma muito eficaz de deixar seus colaboradores muito mais satisfeitos – e a MaxxCard pode ajudar a sua empresa com isso!
Conclusão
E então, tudo certo sobre satisfação no trabalho?
Agora você já está ciente da importância dessa métrica para o desenvolvimento da sua empresa e fidelização do seu time de colaboradores: é só aplicar na sua cultura empresarial!
Para mais dicas e informações que vão ajudar o seu RH, acesse o blog completo da MaxxCard, clicando aqui.