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O que é EVP? Importância e como fazer na sua empresa [Guia]

O que é EVP? Importância e como fazer na sua empresa [Guia]

Procurando saber o que é EVP e qual a influência dessa prática para o seu negócio, certo?

O Employee Value Proposition, apesar de ser focado no colaborador, traz uma série de vantagens para a sua empresa, uma vez que impacta diretamente na produtividade e no nível de performance do seu time de funcionários.

Sempre citamos em artigos anteriores aqui no blog, a importância de investir na valorização dos colaboradores e bonificações para os mesmos, com foco em uma cultura organizacional leve, saudável, e que fideliza seus contratados.

Com o EVP, a proposta é a mesma!

Mas como aplicá-lo na minha empresa de forma que se alinha com a minha organização corporativa?

A MaxxCard, parceira do seu RH, mais uma vez traz um conteúdo completo que tira todas as suas dúvidas!

Acompanhe abaixo para saber o que é EVP, vantagens, e muito mais.

Boa leitura!

O que é EVP? (Employee Value Proposition)

Como citamos, EVP é a sigla que corresponde ao termo em Inglês, que podemos traduzir como Proposta de Valor ao Empregado.

Mas, o que isso quer dizer?

O EVP se refere ao pacote de benefícios, agregando ainda valores e ofertas, que a empresa pode oferecer ao empregado, com o objetivo de se destacar no mercado quando o assunto é cultura organizacional.

Por meio do Employee Value Proposition, as empresas conseguem aumentar seus índices de retenção de talentos, uma vez que os funcionários se sentem orgulhosos e satisfeitos de trabalhar ali, sem ver necessidade de procurar por um cargo em outra empresa do ramo.

Qual a diferença entre EVP e employer branding?

Agora que você viu o conceito de EVP, provavelmente deve estar pensando: isso não é bem parecido com o employer branding?

A verdade é que o employer branding depende do EVP para que se consolide, na empresa e no mercado, como uma estratégia sólida.

O EVP é o conjunto de práticas, descritas em um documento e apresentadas ao funcionário, que indica qual a sua proposta de valor da empresa, enquanto uma marca disposta a contratar o funcionário em questão.

E é justamente esse conjunto de valores que se torna base para o desenvolvimento de práticas de employer branding, que é o posicionamento da marca empregadora frente aos concorrentes.

Com os dois conceitos alinhados e caminhando juntos, a sua empresa certamente vai se destacar no mercado e atrair os melhores profissionais para integrar o seu time.

Qual a importância do EVP?

Entenda o que é EVP

Depois de saber o que é EVP, chegou a hora de conhecer mais sobre a sua importância.

O pilar mais sólido dessa prática é, justamente, o interesse que a empresa demonstra em explicar ao candidato de que forma vai investir nele — e que ele pode se sentir peça-chave das operações da empresa.

Isso traz muito mais segurança e motivação ao futuro colaborador.

Ainda, são outras vantagens que fazem com que cada vez mais empresas adotem uma cultura de EVP:

  • ter maior vantagem competitiva;
  • se tornar uma marca empregadora forte;
  • maior índice de atração e retenção de talentos;
  • poder contar com maior número de propaganda orgânica.

Como o EVP pode ajudar na atração e retenção de talentos?

Um profissional que se sente valorizado, e integrante essencial do desempenho do time, é um funcionário que não pensa, tão cedo, em buscar por outra oportunidade no mercado de trabalho.

É aqui que as estratégias de EVP se encontram com a retenção de talentos: uma vez que o funcionário é contratado, e a empresa acredita e incentiva seu trabalho, por que ele pensaria em sair?

Tudo isso é uma junção de práticas focadas na retenção de talentos: pagamento de benefícios, investimento na profissionalização do colaborador, reconhecimento de iniciativas e inovações, e mais uma série de outras coisas.

Tirando o seu EVP do papel: Como criar um EVP?

Certo, agora você já sabe o que é EVP; vamos explorar, agora, possibilidades de como fazer um EVP de sucesso na sua empresa!

A primeira consideração acerca dessa estratégia é que ela deve ser única: ou seja, deve carregar os valores, princípios, e objetivos da sua organização.

Isso quer dizer que não vale copiar o EVP de outras empresas, viu? Vai completamente contra o propósito da estratégia, que é o de, também, destacar o seu negócio frente aos concorrentes.

Na hora de explorar como definir as melhores práticas de EVP, as fontes de informação mais indicadas são seus próprios funcionários, os que já estão no time.

Realize uma pesquisa interna para buscar entender de que forma a sua empresa pode chamar a atenção de futuros colaboradores: o que o seu negócio oferece de diferente? O que o seu time mais aprecia em trabalhar ali?

Ainda, é super válido entender de que forma as pessoas de fora percebem a organização; uma boa fonte de insights são candidatos que fizeram entrevistas, mas, por algum motivo, recusaram a oferta — entender o porquê da rejeição é fundamental para explorar melhorias.

Exemplos de EVP (Ações para Employee Value Proposition)

Qual a diferença entre EVP e employer branding?

Quer saber de que forma é possível aplicar ações de EVP no seu negócio? A gente te ajuda!

Investir na estruturação da cultura organizacional da sua empresa (se você ainda não tiver uma) é um ótimo primeiro passo para trabalhar o ambiente, o bem-estar, e o conforto dos funcionários que já trabalham ali.

Modelos de recompensas e reconhecimentos são, também, parte fundamental das práticas de EVP: afinal de contas, não é só o salário a parte mais importante, para o colaborador, de trabalhar em uma empresa.

Seu RH pode fazer isso da seguinte forma:

  • fazendo a festa dos aniversariantes do mês;
  • pagando cursos ou investindo na profissionalização do colaborador;
  • presentear os colaboradores com cupons, vouchers, e demais agrados;
  • reconhecer publicamente o desempenho do profissional, e recompensá-lo por isso;
  • investir em recompensas como, jantares, viagens, presentes, e outros mimos que façam a equipe se sentir engajada.

O que evitar no EVP da empresa?

Para manter a originalidade dessa estratégia na sua empresa, e garantir seu real destaque frente aos concorrentes, vale a pena evitar as seguintes práticas ao adotar o EVP no seu negócio:

  • copiar o EVP de outras empresas;
  • ser resistente a mudanças e feedbacks;
  • aderir a programas e benefícios que não geram impacto;
  • aplicar estratégias que não se sustentam financeiramente a médio e longo prazo.

Como comunicar o EVP na sua empresa?

Mais do que saber o que é EVP e como torná-lo parte do seu negócio, saber como comunicar essa prática é fundamental para que ela faça sucesso e atraia o futuro colaborador.

Um excelente momento para introduzir o EVP ao funcionário é no onboarding, onde ele está sendo apresentado às práticas e costumes da empresa, e também onde começa a entender melhor a visão, missão, e valores da sua organização.

Para gerir os benefícios que você oferece aos seus colaboradores, MaxxCard é a sua escolha: clique aqui para conhecer nosso portfólio!

Conclusão

E então, tudo certo sobre o que é EVP e como aplicá-lo na sua empresa?

Depois desse guia, temos certeza de que convencemos você acerca da importância do Employee Value Proposition, e dos diversos rendimentos que ele pode trazer para o seu negócio?

Quer mais dicas que vão ajudar o seu RH? Acesse aqui o blog completo da MaxxCard!

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