Retenção de talentos: o que é, dicas e as 4 melhores estratégias
Todo empreendedor sabe o desafio que é implementar um bom programa de retenção de talentos na empresa.
Essencial para a construção de uma equipe sólida e que desempenhe um bom trabalho, a retenção dos seus funcionários está intimamente ligada ao desenvolvimento de sucesso do seu negócio!
Por isso, é muito importante que a empresa invista em um RH que foque em estratégias eficazes que cultivem uma cultura de pertencimento, valorização e cuidado com o colaborador, que irá sempre priorizar suas atividades na empresa, levando em conta a perspectiva profissional.
Não sabe como aplicar estratégias de retenção de talentos? A MaxxCard ajuda a sua empresa!
Confira abaixo nosso guia completo sobre o tema, tire suas dúvidas, e prepare-se para investir em práticas que realmente vão funcionar para o seu departamento de recursos humanos.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é retenção de talentos
A retenção de talentos pode ser definida como o conjunto de práticas adotadas pela empresa para que seus bons colaboradores continuem sempre motivados e que permaneçam na empresa.
O foco da retenção de talentos é evitar a rotatividade no ambiente empresarial, que pode ser um grande prejuízo para a empresa, bem como reforçar a cultura do pertencimento e da valorização do funcionário.
Essa prática é tão importante que existe até estudos sobre a retenção de talentos, defendendo a sua importância, e com especialista brasileiro sendo referência no assunto: como o professor e escritor Idalberto Chiavenato.
Segundo Chiavenato, as pessoas são elemento central e fundamental para as organizações empresariais, e que devem ser motivadas e engajadas com foco em oferecer benefícios não só para a equipe, mas contribuir com o rendimento da empresa.
Qual a importância da retenção de talentos nas organizações?
Todos os gestores e grandes empresários que possuem empreendimentos de sucesso reconhecem a importância de uma efetiva retenção de talentos.
Isso porque os funcionários são peças fundamentais no crescimento do negócio e que, quando são valorizados e reconhecidos, se sentem muito mais produtivos e engajados a contribuir com a empresa.
Uma política de retenção de bons funcionários é essencial para um clima organizacional muito mais leve e agradável, além de garantir funcionários satisfeitos com o trabalho e rendendo bem mais para o seu setor na empresa.
O papel do RH na retenção de talentos
Foto: Unsplash
Depois de entender o valor do capital humano para as empresas, fica mais fácil implementar práticas que colocam o funcionário em uma posição muito mais importante: e o RH tem papel fundamental nesse processo.
É o departamento de recursos humanos que possui um contato mais direcionado com os funcionários, tratando de assuntos como planos de carreira, recrutamento e seleção, banco de talentos e demandas afins.
Logo, nada mais justo que usar desse setor, que já entende tanto das necessidades e desenvolvimento das equipes dentro da empresa, para direcionar práticas de retenção de talentos.
O RH se tornou tão fundamental nesse quesito, que cresce a formação de profissionais de Recursos Humanos que contam com especializações em estratégias de retenção de bons funcionários.
Os benefícios de contratar e reter os melhores talentos
Investir em políticas de retenção de talentos não deve ser encarado pelas empresas como um gasto com benefícios e regalias para os colaboradores.
Os processos de captação, ou atração de talentos, na verdade, são mais um investimento – e que trazem retornos reais para o crescimento do negócio.
Confira abaixo alguns dos benefícios de reter talentos na sua empresa:
- auxilia em um melhor clima organizacional;
- diminui a perca de capital intelectual da empresa;
- traz muito mais engajamento e produtividade para a equipe;
- fortalece a visão do mercado para com a empresa (employer branding);
- reduz os custos com processos de seleção e de desligamento de profissionais.
Leia também: O que é EVP? Importância e como fazer na sua empresa [Guia]
Exemplos de como as empresas estão retendo talentos
Agora que você já sabe o que é a retenção de talentos e a importância dela para o crescimento do seu negócio, deve estar se perguntando como funciona, na prática, a implementação dessa cultura, certo?
Uma das formas que as empresas encontraram para manter seus bons funcionários na empresa foi por meio de processos de educação e treinamentos, investindo na capacitação do funcionário e desenvolvimento das suas habilidades.
Além disso, o compartilhamento de relatórios de progresso também funciona bem: os colaboradores se sentem muito mais motivados quando acompanham seu crescimento e melhora, influenciando o engajamento do time e sua produtividade.
Ainda, uma outra boa maneira de reter talentos é por meio do pagamento de benefícios: vale-transporte, vale-refeição e vale-alimentação, plano de saúde, além de serviços mais personalizados, como um vale-cultura ou um incentivo ao esporte, são excelentes formas de fazer o funcionário se sentir valorizado.
Como o RH pode reter talentos? (Estratégias de retenção de talentos)
Foto: Unsplash
Como destacamos, o departamento de recursos humanos tem um papel fundamental na implementação de uma cultura que faz o funcionário se sentir pertencente à equipe e contribuir para o crescimento do negócio.
Quer saber como reter talentos na empresa e deixar o RH cuidar desse processo? Confira abaixo nossa lista de estratégias:
Fit cultural como estratégia para retenção
A sua empresa já está familiarizada com o fit cultural?
Essa prática foca em uma análise precisa do candidato a futuro membro do time, para verificar se seu perfil se adequa à cultura organizacional da empresa.
O fit cultural é benéfico para a empresa e para o funcionário, rendendo contratações mais assertivas, otimização de custos e tempo, além de redução do turnover.
Plano de carreira e Plano de desenvolvimento individual
Investir em possibilidades de um plano de carreira e de um PDI, tendo esse tipo de discussão de forma frequente e efetiva com os seus colaboradores, é uma outra forma de reter talentos na empresa.
Os funcionários se sentem valorizados e passam a enxergar maiores possibilidades na empresa, se mantendo por mais tempo no cargo justamente pelo desejo de crescer dentro do empreendimento.
Clima organizacional
Um dos pontos mais importantes na retenção de talentos é o cultivo de um bom clima organizacional.
Pessoas que estão há mais tempo convivendo na mesma equipe tendem a desenvolver laços mais fortes de cooperação, compartilhamento de ideias, além de trabalharem com mais colaboração e prestatividade.
Motivação
Manter os colaboradores engajados é essencial para a implementação de uma boa política de retenção de talentos.
Isso pode ser feito por meio de pagamento de benefícios, pela gamificação no ambiente de trabalho, ou até mesmo pela flexibilização de alguns horários e condições especiais no ambiente de trabalho.
Conclusão
Agora você já sabe a importância de uma efetiva política de retenção de talentos!
Essencial para o crescimento da sua empresa, cultivar a motivação e engajamento dos seus colaboradores é um processo diário que faz toda a diferença.
Para mais informações e dicas, acesse o blog completo da MaxxCard, clicando aqui.