O que é employer branding? Exemplos e as melhores estratégias

Você sabe o que é employer branding?

Um conceito que tem ganhado espaço dentro das empresas, essa prática tem como foco promover uma imagem consolidada e positiva da empresa para a sua própria equipe, tornando aquele um lugar modelo e desejado para se trabalhar.

Essa metodologia é essencial para fidelizar o seu time de colaboradores e atrair os melhores profissionais para o seu negócio, agregando valor à sua marca.

Logo, já deu para perceber que o branding não deve ser focado apenas no público consumidor, certo?

Mas você deve estar se perguntando: ok, e como eu aplico o employer branding na minha empresa?

Mais uma vez a equipe da MaxxCard, empresa melhor amiga do empresário e do seu departamento de RH, preparou um conteúdo especial que explica tudo sobre o assunto employer branding.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é employer branding?

Para começarmos explicando o que é employer branding, nada melhor do que oferecer uma tradução do termo, uma vez que o mercado foi dominado pelas expressões em inglês.

O significado de employer branding pode ser “marca empregadora”, mas sabemos que essa definição não diz muito sobre do que se trata essa prática.

Então, definimos essa estratégia como a construção e manutenção de uma imagem positiva da empresa, mas não com foco no cliente: o objetivo aqui é agradar o colaborador.

Qual a diferença entre endomarketing e employer branding?

Agora que você sabe o que é employer branding, deve estar confuso com outro termo com uma proposta similar no mercado: o endomarketing.

Apesar de serem parecidos, employer branding e endomarketing possuem abordagens diferentes, e têm objetivos distintos, também.

O employer branding promove a visão que os colaboradores possuem da empresa perante o mercado, no segmento em que atua e em comparação com outras empresas concorrentes.

Já o endomarketing é focado na melhoria da visão que os colaboradores têm da empresa, internamente.

Benefícios e importância do employer branding na empresa

Grupo de quatro pessoas, três sorrindo e um concentrado usando tablet, simbolizando os benefícios e importância do Employer branding

Foto: Unsplash

Praticar estratégias de employer branding na empresa é um grande diferencial, uma vez que o mercado fica cada vez mais competitivo, sendo preciso oferecer algo a mais para ter os melhores profissionais no time, e que ainda difundem uma boa imagem da empresa.

Com essa prática sendo realizada de maneira efetiva, o RH consegue reduzir custos com processos de seleção e contratação, uma vez que os funcionários estão satisfeitos com a forma como o trabalho é realizado ali.

Isso leva a outra vantagem importante acerca do employer branding: ele impacta diretamente a produtividade e engajamento dos colaboradores, que se sentem mais motivados a realizar as entregas e participar ativamente dos resultados da empresa.

Ainda, com uma boa imagem da empresa sendo consolidada, o branding trabalhado para o público consumidor também é impactado, agregando valor à marca em todas as perspectivas.

Exemplos de o que é employer branding

Ok, agora você já sabe o que é employer branding; mas como colocar isso em prática?

Existem exemplos interessantes de ações de employer branding adotadas por empresas dos mais variados segmentos, que trazem excelentes resultados.

A Movile, por exemplo, empresa do ramo de investimentos, investiu na criação de programas para atração de talentos, por meio de um curso de capacitação gratuito para desenvolvedores.

O Grupo Boticário, gigante do ramo da perfumaria, investiu na visibilidade para os colaboradores pelas redes sociais: com o quadro chamado “eu faço bonito”, a página de carreiras da empresa apresenta depoimentos dos colaboradores, que incentivam outras pessoas a aplicarem para as vagas disponíveis.

A Starbucks, famosa rede americana de cafés, também investiu no employer branding com a ajuda das redes sociais: com a criação da hashtag #sbuxjobschat, facilitou o contato entre os interessados nas vagas por meio de redes como o Twitter e o Instagram.

Todos esses são cases de sucesso, que se tornaram exemplos de como o employer branding pode ser eficiente e trazer uma série de vantagens para a empresa e para o colaborador.

Como o employer branding pode ser medido? (Método para calcular ROI)

O ROI é uma métrica conhecida entre as empresas para calcular ganhos de investimento e apurar perdas – e também pode ser usado para medir o employer branding.

Após definida a estratégia da sua empresa para investir nessa prática (que pode ser a criação de cursos, uma campanha nas redes sociais, treinamentos com foco em gestão), deve ser estabelecido o budget destinado à ação, que vai ser comparado com o retorno no final.

Com esse indicador, fica mais fácil verificar quantos funcionários foram atraídos pela estratégia, e como isso melhorou a imagem da empresa perante o mercado.

Responsáveis pelo employer branding: RH e quais outros setores ou pessoas?

Além de saber o que é employer branding, a sua empresa também deve saber quais profissionais serão destinados a cuidar desse departamento.

É o setor de Recursos Humanos o responsável por cuidar das ações e direcionar medidas de employer branding na empresa — mas não deve se limitar apenas a isso.

Manter uma imagem positiva da empresa é uma tarefa conjunta de todos os setores de liderança, o que torna o processo mais natural e as ações de marketing, mais eficazes.

Melhores estratégias de employer branding

Grupo de pessoas com roupas casuais numa empresa: um homem sorrindo, duas mulheres interagindo e duas mulheres usando notebook, simbolizando o que é employer branding e as melhores estratégias

Foto: Unsplash

Depois de saber o que é employer branding e como aplicá-lo na sua empresa, o que acha de algumas dicas para a implementação dessa prática na sua cultura corporativa?

Confira abaixo uma lista das melhores estratégias de employer branding:

  • preze sempre por uma boa comunicação interna;
  • use o marketing digital como seu principal aliado!;
  • busque sempre reconhecer o trabalho e esforços do time;
  • tenha um objetivo claro para as práticas de employer branding;
  • proporcione um ambiente agradável e prazeroso de se trabalhar;
  • faça análises da situação atual da empresa e do que precisa ser melhorado;
  • busque por recursos atrativos que possam cativar o seu público-alvo de colaboradores;
  • e muito mais!

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Conclusão

E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre o que é employer branding?

Se a sua empresa deseja atrair os melhores profissionais dentro do seu ramo de atuação, para oferecer os melhores produtos ou serviços para seus consumidores, investir nessa prática é essencial.

Para mais dicas que vão ajudar no desenvolvimento da sua empresa, o blog da MaxxCard é a melhor fonte de informações, confira!

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