|

Você sabe o que é um Analista de Benefícios?

A cada dia que passa as empresas estão percebendo a importância de garantir saúde e bem-estar e reconhecimento profissional aos funcionários como uma forma de assegurar a satisfação das equipes e reforçar o nome da instituição. Nesse cenário, a figura do Analista de Benefícios se destaca.

Quer saber mais sobre o perfil desse colaborador na empresa? Então, continue conosco!

Analista de benefícios

Antes de tudo, o que são os Benefícios?

Os benefícios corporativos, comumente chamados apenas de benefícios, são as vantagens que uma empresa oferece aos quadro de funcionários, como forma de aumentar a satisfação dos profissionais com a instituição, além de possibilitar retenção de talentos.

Existem muitos tipos de benefícios, alguns são exigidos por lei, como 13° salário e o FGTS. Mas os benefícios que estamos nos referindo são aqueles idealizados de acordo com a cultura da empresa, com o que ela acredita que manterá os colaboradores contentes com seu cargo e motivados para o trabalho. 

Alguns desses benefícios são:

  • Convênio médico ;
  • Convênio odontológico;
  • Descontos em estabelecimentos, como supermercados e livrarias;
  • Vale alimentação ou refeição;
  • Adiantamento salarial;
  • Vale combustível;
  • Dentre outros.

Qual a importância dos Benefícios Corporativos?

Os Benefícios corporativos são um diferencial que as empresas podem oferecer aos seus funcionários, mantendo-se  engajados, e dessa forma, reduzindo o famoso turnover.

Eles funcionam como um atrativo extra, já que vão além do salário e direitos trabalhistas, funcionando  como um modelo de atender as necessidades dos colaboradores.

Quanto aos gestores de RH, eles veem os benefícios corporativos como algo essencial no momento de competir de igual para igual com as demais empresas concorrentes.

Afinal, o que faz um Analista de Benefícios?

Sabendo do que se tratam os benefícios, fica com o Analista de Benefícios a tarefa de analisar as políticas de oferta dessas vantagens, agindo de forma estratégica no acompanhamento e gestão do setor de benefícios e na execução de convenções coletivas de trabalho. 

Duas mulheres sorrindo usando notebooks, representando analistas de benefícios
Foto: Unsplash

Através do trabalho do Analista de Benefícios, a organização ganha produtividade, as entregas se tornam mais ágeis e os resultados empresariais tendem a ser positivos.

E qual é a função / descrição de cargo “analista de remuneração e benefícios”? 

Quando buscamos por uma definição específica do cargo de analista de remuneração e benefícios, a palavra-chave para descrever as demandas desse profissional é “remuneração”, de fato, e as implicações desse item no cotidiano corporativo.

A função desse profissional compreende:

  • elaborar e atualizar tabelas salariais;
  • elaboração e participação em pesquisas salariais;
  • monitora a competitividade da empresa no mercado;
  • estudar os impactos de reajustes de remuneração no crescimento da empresa;
  • acompanhar os processos de definição da remuneração em casos de admissão, promoção e transferência de colaboradores.

Qual é a diferença entre os cargos de analista de benefícios júnior, pleno e sênior?

A distinção entre os níveis júnior, pleno e sênior no cargo de analista de benefícios funciona como a hierarquia para os demais cargos das mais variadas áreas.

Cargos a nível júnior são para profissionais recém formados, iniciando sua atuação no mercado de trabalho, dentro da sua área de atuação, e com, no máximo, 5 anos de experiência.

Quando falamos de nível pleno, em termos acadêmicos, esses profissionais costumam ter pós-graduação ou um MBA, e experiência profissional na área entre 6 a 9 anos.

Para os de nível sênior, a experiência profissional é maior: mais de 10 anos no mercado; geralmente, esses profissionais assumem posições de liderança e gestão de projetos no seu nicho.

Remuneração de analista de benefícios: qual é a média de salário?

Quer saber quanto ganha um analista de benefícios?

O valor médio para um profissional de análise de benefícios é de R$ 3.014,00, podendo chegar a R$ 3.735,00.

O ramo de seguros e da previdência privada, bem como o de prestadoras de serviços, são os que mais costumam contratar e investir nos profissionais dessa área.

Quais são as vantagens de contratar um analista de benefícios?

Grupo de cinco ou seis colaboradores ao redor de mesa de reunião com caderno e prancheta de anotações, simbolizando as vantagens relativas ao analista de benefícios

Foto: Unsplash

As empresas podem se beneficiar, e muito, com a contratação de um analista de benefícios – e a primeira dessas vantagens é poder ter, na equipe, um profissional voltado apenas para os benefícios corporativos e suas demandas.

Fazendo avaliações detalhadas do que precisa ser melhorado e do que está dando resultado, é possível reduzir números de rotatividade, absenteísmo, além de melhorar a satisfação e engajamento do time.

Ele é uma figura importante na cultura organizacional da empresa.

Principais responsabilidades e habilidades que um analista de benefícios deve ter

Como em todas as profissões, existem alguns requisitos básicos que devem ser desempenhados pelo profissional analista de benefícios, para que a sua performance no cargo seja satisfatória.

Separamos as principais delas logo abaixo; confira:

Responsabilidades

  • elaboração de cotações;
  • contratos com empresas conveniadas;
  • execução, administração e controle de benefícios;
  • controle de gastos e gestão de pagamento de benefícios;
  • avaliação dos resultados das políticas de benefícios da empresa em que atua.

Habilidades

  • organização;
  • flexibilidade;
  • pensamento estratégico;
  • visão analítica para dados;
  • habilidades de negociação;
  • boa comunicação interpessoal.

Como ser um analista de benefícios: qual é a qualificação necessária?

O profissional, para atuar nessa área, precisa ser formado em Administração ou em Gestão de Recursos Humanos.

A formação na área precisa ser sólida, com uma boa base de todos os conhecimentos necessários para o desempenho das funções, bem como o perfil que apresenta as habilidades que descrevemos acima.

Requisitos comuns do cargo de analista de benefícios

Geralmente, as empresas buscam profissionais que já possuem o ensino superior completo, bem como a formação nas áreas correlatas.

Ainda, o conhecimento do Pacote Office costuma ser importante, bem como a familiaridade com o sistema ERP, que é muito usado na rotina empresarial dessa área.

Por que investir no setor de benefícios?

Homem com roupa formal, simbolizando um analista de benefícios, usando notebook. Sobre a mesa do notebook também estão uma xícara de café com leite, canetas sobre um bloco de anotações e dispositivos eletrônicos como calculadora e tablet

Foto: Unsplash

Investir no setor de Benefícios, e em especial, no analista de benefícios, traz diversas vantagens não só para os colaboradores, mas também para toda a empresa. 

Confira a seguir:

  • com a oferta dos melhores benefícios para seus funcionários, eles ficarão mais felizes e produzirão mais;
  • ter uma política de benefícios empresariais chama atenção de profissionais competentes para seu banco de talentos;
  • um bom pacote de benefícios ajuda bastante a reter os trabalhadores veteranos, já que demonstra que eles são importantes para a companhia;
  • uma instituição que valoriza os colaboradores leva a um bom desempenho social da marca no mercado.

Quer saber mais sobre como ajudar o seu RH a gerir com assertividade os benefícios da sua empresa? Confira as soluções da MaxxCard: clique aqui!

Conclusão

Hoje, você conferiu o que são os Benefícios Corporativos, qual a sua importância e por que investir no trabalho de um bom profissional Analista de Benefícios.

Então, aproveite a oportunidade e conheça as soluções da MaxxCard, uma empresa especializada na gestão de Benefícios (como os que mencionamos no texto) para diversos tipos de estabelecimentos. Até a próxima!

Artigos Relacionados

Ofereça
os principais
benefícios para
os funcionários
com uma única
gestão

Quero ser Maxx!

MAXXCARD ADMINISTRADORA DE CARTOES LTDA

MATRIZ
CNPJ nº 12.387.832/0001-91
End.: Calçada das Margaridas, nº 163, sala 02, Condomínio Centro Comercial, Alphaville, Barueri – São Paulo, CEP 064053-038

FILIAL
CNPJ nº 12.387.832/0002-72
End.: R. Avertano Rocha, 192 – Campina, Belém – PA
CEP 66023-120

Contatos

Nossas Redes