fbpx
Auxílio home office: o que é, quem tem direito e como solicitar!

Auxílio home office: o que é, quem tem direito e como solicitar!

Com a popularização do trabalho remoto, muitas empresas passaram a aderir à modalidade de anywhere office, possibilitando aos seus colaboradores trabalhar de qualquer lugar — muitas delas, com direito a auxílio home office!

Esse benefício já se encontra disponível em vários modelos de contratação, e já possui respaldo da legislação para que o pagamento aos funcionários esteja conforme as leis trabalhistas vigentes.

No entanto, ainda existem muitas questões acerca desse assunto.

Quais são os colaboradores que têm direito ao auxílio home office? Quando é possível solicitar esse benefício e de que forma ele é pago?

Especialistas em descomplicar o seu RH, a equipe da MaxxCard, a sua melhor opção no pagamento de benefícios para funcionários, preparou um guia completo sobre o tema!

Acompanhe abaixo para tirar todas as suas dúvidas acerca dos benefícios do home office para funcionários, e como aderir a essa política na sua empresa.

Boa leitura!

O que é auxílio home office?

O auxílio home office é uma ajuda de custo, oferecida pelas empresas, para ajudar nas despesas que o funcionário tem com o trabalho remoto.

Esse benefício pago possui amparo da Lei 5341/20, instituída com base na responsabilidade que o empregador possui de custear parte das despesas do funcionário trabalhando de casa, uma vez que ele não tem esses gastos em um escritório físico.

Ainda, é importante destacar que esse auxílio não é uma incorporação ao salário e nem uma remuneração, sendo de caráter de benefício, como o vale-alimentação ou vale-transporte.

Vantagens em cobrir o auxílio home office

Auxílio home office: o que é, quem tem direito e como solicitar!

O aumento de empresas que têm aderido ao home office se dá, essencialmente, pela preferência dos colaboradores por essa modalidade.

De acordo com essa matéria do Portal Dedução, 79% dos profissionais preferem trocar de emprego a perder a possibilidade de trabalhar de casa.

Logo, oferecer o home office é até uma estratégia de retenção de talentos, além de impactar diretamente a empresa em áreas como produtividade e redução de custos.

Confira abaixo algumas vantagens de oferecer esse tipo de jornada de trabalho, e os benefícios do auxílio home office:

Retenção de talentos

Como mencionamos, aderir ao trabalho remoto é uma das estratégias de retenção de talentos que tem se mostrado mais eficaz.

Entre ir para uma empresa que oferece um aumento considerável de salário ou permanecer em uma que flexibiliza a jornada de trabalho, o colaborador tende a escolher essa última opção, pelas inúmeras facilidades que o home office proporciona.

Produtividade e desempenho

Ainda, o home office pode ser um grande aliado nos processos da sua empresa, garantindo muito mais produtividade e desempenho da sua equipe, quando bem organizada e direcionada.

Isso acontece porque, sem o desgaste diário de ter que pegar trânsito ou transporte público para chegar ao escritório, o funcionário pode organizar melhor seus horários e demandas, além de preservar a sua saúde, rendendo mais em suas funções.

Redução de custos

Apesar do auxílio home office representar um gasto para o empregador, ele ainda representa uma grande redução de custos, quando feita uma análise geral dos custos operacionais.

Aqui, a empresa arca com parte das despesas do funcionário e auxilia na compra de equipamentos e serviços; em contrapartida, não precisa arcar com benefícios como vale-transporte e alimentação subsidiada.

Quais são os custos que a Lei cobre?

Auxílio home office: o que é, quem tem direito e como solicitar!

Como mencionamos acima no artigo, existe o suporte das leis trabalhistas para padronizar e regulamentar a questão do auxílio para funcionários na modalidade home office, prestando serviço para empresas.

A ideia desse projeto de lei é garantir que a empresa não fique 100% isenta de arcar com certos custos que o colaborador terá com o trabalho remoto.

Seria injusto, uma vez que a empresa está reduzindo custos ao permitir que os colaboradores trabalhem de casa.

Por isso, a Lei determina que as empresas que aderirem ao auxílio home office devam abranger custos do funcionário como:

  • bem-estar e saúde;
  • infraestrutura técnica;
  • internet e telecomunicações;
  • equipamentos e materiais necessários para o desempenho das atividades.

Como solicitar o auxílio home office?

Para que o colaborador tenha acesso a esse benefício, primeiro, as empresas precisam implementar o pagamento de valores que possam cobrir as despesas que o colaborador terá com o home office.

Essa implementação fica a caráter da empresa, que pode decidir a melhor forma de repassar esse benefício para o seu time de funcionários.

O primeiro e mais importante passo é definir qual valor mensal será pago aos colaboradores: no mercado, o valor que está sendo praticado fica entre R$ 80,00 e R$ 140,00.

Na hora de decidir o valor, é fundamental que o RH faça uma análise detalhada, com um comparativo sobre o quanto é gasto com outros benefícios, e o quanto será despesa da empresa quando começar a oferecer o auxílio para custear o home office.

O pagamento não deve ser feito com o salário — como outros benefícios, ele deve ser pago separadamente, e não deve, sob nenhuma circunstância, ser descontado do salário, logo, não pode haver redução da quantia mensal recebida pelo colaborador.

A melhor forma de fazer o pagamento do auxílio home office é por meio de um cartão de benefícios: e a MaxxCard pode ajudar a sua empresa com isso!

Nossas modalidades de pagamento de benefícios oferecem uma série de vantagens para a empresa e para o empregador, com uma ampla rede credenciada, além de suporte ao usuário e à empresa, e muitas facilidades para contribuir com a sua gestão de benefícios.

Confira aqui o portfólio da MaxxCard para levar o pagamento de auxílio home office para o seu time de colaboradores!

Conclusão

E então, tudo certo sobre auxílio home office e como implementar essa funcionalidade na sua empresa?

Para garantir maior retenção de funcionários e melhorar a política interna do seu negócio, essa é uma estratégia que funciona, e que traz uma série de benefícios!

Investir em auxílios como esse para o seu funcionário é uma forma de valorizar o trabalho dele e garantir uma boa cultura organizacional para a sua empresa.
Quer mais dicas? Acesse aqui o blog completo da MaxxCard e fique sempre atualizado de nossos conteúdos!

Artigos Relacionados

Ofereça
os principais
benefícios para
os funcionários
com uma única
gestão

Quero ser Maxx!

MAXXCARD ADMINISTRADORA DE CARTOES LTDA

MATRIZ
CNPJ nº 12.387.832/0001-91
End.: Calçada das Margaridas, nº 163, sala 02, Condomínio Centro Comercial, Alphaville, Barueri – São Paulo, CEP 064053-038

FILIAL
CNPJ nº 12.387.832/0002-72
End.: R. Avertano Rocha, 192 – Campina, Belém – PA
CEP 66023-120

Contatos

Nossas Redes