Gestão de Pessoas: vantagens, como funciona, pilares e dicas!
As empresas que focam na gestão de pessoas conseguem desbloquear o potencial máximo dos colaboradores com maior facilidade, o que resulta em uma série de benefícios tangíveis para a organização.
Neste conteúdo, vamos explicar qual é o papel de um gestor de pessoas e os pilares que sustentam essa área para você implementar de forma eficiente o seu negócio.
Vamos lá?
O que faz a gestão de pessoas?
Essa gestão consiste em um conjunto de práticas que conduz e desenvolve os talentos dentro de uma empresa.
O objetivo é gerenciar os funcionários de tal forma que as habilidades e competências de cada um sejam potencializadas e aproveitadas ao máximo.
A área abrange todos os seguintes processos:
- recrutamento e seleção de talentos;
- treinamento e desenvolvimento de funcionários;
- avaliação de desempenho;
- planejamento de carreira;
- promoção de bem-estar para os funcionários;
- retenção de talentos;
- comunicação interna.
Além disso, ela tem um papel central na promoção de uma cultura organizacional positiva, que reforça os valores e práticas desejadas pela empresa.
Alguns exemplos de gestão de pessoas no dia a dia das empresas incluem programas de treinamento e capacitação, desenvolvimento de líderes e implementação de políticas de feedback contínuo.
Qual é o papel do gestor de pessoas?
Basicamente, o gestor de pessoas é a ponte entre a empresa e os funcionários. Isso significa que ele é responsável por alinhar as metas organizacionais com o desenvolvimento e bem-estar entre as partes.
Primeiramente, o gestor de pessoas é encarregado de recrutar e selecionar talentos que se ajustem à cultura e às necessidades da empresa.
Depois, vem a necessidade de integrá-los, familiarizá-los com os valores organizacionais e garantir que eles possam colaborar eficientemente desde o início.
Além da parte inicial, o gestor é responsável por elaborar planos de carreira e oferecer oportunidades de crescimento para os funcionários, bem como avaliar o desempenho deles ao longo da trajetória na organização.
É fundamental fornecer feedbacks construtivos para os membros da equipe, porque funcionam como ferramentas valiosas para o desenvolvimento contínuo deles.
A questão da comunicação é também parte do escopo de suas funções: comunicar políticas, mudanças e garantir que as informações corretas circulem de forma eficiente.
Por fim, o gestor também deve dar atenção a criação de pacotes de benefícios competitivos e justos para atrair e reter talentos para a empresa.
Leia também: Gestão de benefícios: como funciona e dicas para implementar
Quais são os pilares da gestão de pessoas?
Com base nos exemplos de gestão de pessoas e nas práticas essenciais para a cultura organizacional, os pilares dessa área podem ser identificados como:
1. Integração de novos talentos
Chegar em um lugar completamente novo pode ser desafiador, não é mesmo? Por isso, um dos pilares da gestão é a integração de novos talentos.
Isso vai além do que somente familiarizá-los com as devidas funções.
Na realidade, envolve acolhê-los na cultura da empresa, alinhar as expectativas e proporcionar um senso de pertencimento desde o início.
Segundo uma pesquisa da empresa Great Place to Work (GPTW), 78,7% das empresas já possuem processos de onboarding bem estruturados, o que demonstra a importância desse pilar na área.
2. Motivação dos colaboradores
Um dos maiores desafios das empresas atualmente é manter a motivação dos funcionários.
A motivação envolve remunerações, benefícios, reconhecimento do trabalho, possibilidades de crescimento, sensação de contribuição para metas e muito mais.
Uma abordagem personalizada à motivação pode levar em conta os diferentes impulsionadores de cada indivíduo para alcançar a melhor performance possível.
3. Fornecimento de feedbacks e avaliações de desempenho
Outro pilar importante é a comunicação transparente por meio de feedbacks e avaliações de desempenho.
Oferecer isso ajuda os colaboradores a entenderem onde estão se saindo bem e onde podem melhorar.
4. Cuidado com a cultura organizacional
A cultura de uma empresa é o coração da gestão de pessoas.
Ela influencia como os colaboradores interagem entre si e com a liderança, define as normas de trabalho e molda a identidade da empresa.
Sendo assim, nutrir uma cultura positiva e inovadora contribui para um ambiente onde os funcionários se sentem motivados e valorizados.
5. Treinamento e desenvolvimento
A área de gestão também tem como pilar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, que é crucial para ter uma equipe competitiva e se destacar no mercado.
No final das contas, programas de treinamento ajudam a aprimorar as habilidades atuais e desenvolver novas competências, que podem ser usadas no dia a dia de trabalho.
RH e Gestão de Pessoas: entenda as diferenças
A principal diferença entre essas áreas está no foco e abordagem de cada uma.
Enquanto o RH tradicionalmente se concentra em questões administrativas e operacionais, como folha de pagamento e conformidade legal, a gestão prioriza o desenvolvimento, engajamento e bem-estar dos colaboradores.
Confira melhor as diferenças entre essas áreas:
RH | Gestão de Pessoas |
foco em tarefas burocráticas e operacionais; | foco no desenvolvimento e engajamento dos funcionários; |
visão mais funcional; | visão mais sistêmica; |
prioriza a execução rápida das tarefas; | prioriza alcançar resultados significativos e duradouros; |
usa métodos convencionais para administração de recursos humanos. | usa estratégias inovadoras e abordagens modernas centradas no colaborador. |
Afinal, como fazer uma gestão de pessoas eficiente?
O primeiro passo para uma gestão eficiente é compreender as demandas e expectativas dos funcionários para alinhar com os objetivos da empresa.
Você pode fazer uma análise e seguir os seguintes passos:
- determinar processos de recrutamento e seleção estratégicos;
- criar programas de integração com insights sobre a cultura organizacional;
- estabelecer as funções, metas e expectativas de desempenho;
- elaborar um sistema de feedback;
- oferecer planos de carreira com oportunidades de crescimento;
- cultura um ambiente de trabalho saudável e que valorize o bem-estar.
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Conclusão
A gestão de pessoas é um dos pilares para as empresas promoverem o desenvolvimento contínuo da própria equipe e se destacarem no mercado.
Quando elas adotam uma abordagem mais centrada nos funcionários, elas conseguem aumentar também a produtividade, inovação e competitividade.
Por isso, investir em práticas eficazes de gestão é uma estratégia inteligente para alcançar resultados consistentes e sustentáveis a longo prazo.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para aprender também sobre plano de ação para melhorar o desempenho da sua equipe!